3 de novembro de 2016

#blogsbirthdayweek | My Top 5 winter meals


Nhami, nhami... Hoje resolvi ser má e trazer-vos 5 pratos e 3 receitas, das quais eu adoro fazer e por vezes apenas comer nos dias mais frescos de outono/inverno, que me trazem um grande prazer especialmente se acompanhadas com um cházinho de Verbena (Lúcia-Lima), seja a acompanhar ou apenas após a refeição.

Cozinhar é uma grande paixão minha e, infelizmente, apesar de não cozinhar tanto como gostaria, estou sempre a experimentar coisas novas; cozinhar aquelas pequenas coisas que amo e a melhorar algumas receitas. Foi a cozinhar que eu aprendi com os meus 6 aninhos a ler, enquanto, a minha avó estranhamente perdia os óculos sempre no dia em que íamos fazer bolos ou bolachas para aquela semana, e, lentamente lá ia eu a ler devagar e aos soluços a ler as receitas. Lembro-me tão bem desses dias...

Mas bem, hoje não estou aqui para memórias mas para falar de culinária que eu adoro. O meu Top 5 vai para:

comida, ovo, and portugal image

1º - Francesinha: Sem dúvida que eu adoro ir ao Porto no Inverno e comer uma bela francesinha à beira rio ou apenas com uma vista noturna fantástica. Claro que, infelizmente, não posso ir ao Porto comer francesinha assim quando quero e me apetece, tanto que, como acho que aqui na minha terrinha não há nenhum restaurante que faça umas boas francesinhas, descobri umas low-cost no Continente Modelo que são bem melhores que muitas que já comi nos restaurantes não especializados neste prato típico. E sabem tão bem, quando comidas numa noite de inverno em frente à lareira com um filmezinho na TV! Qualquer dia ainda me vou aventurar na cozinha com este prato típico.

food, healthy, and pasta image

2º - Massa: Ah, sem dúvida e cada dia atrás de dia, acho que tenho uma costela, ou várias costelas, italianas. Sem dúvida que uns dos meus pratos favoritos é apenas fazer uma taça de massa e jantar no sofá, e por vezes vou lá fazendo umas mixórdias, seja com um molho à lá Edna que ainda estou a fazer e melhorar a receita, quando pronta partilhar-a-ei por aqui. Mas, uma recita que gosto de fazer, é uma simples massa fuzilli com cogumelos e bacon. 

 Como fazer? Numa panela à parte cozam a massa e na frigideira coloquem o bacon em quadradinhos a cozinhar, quando quase pronto juntem os cogumelos laminados e esperem que todos os ingredientes, desliguem quando prontos. Escorram a massa e misturem-na com o bacon e cogumelos, misturem e coloquem numa travessa e espalhem queijo ralado por cima e levem ao forno até derreter e a massa alourar. Dica: Juntem azeitonas fatiadas antes de ir ao forno!

chrome, saucisse, and rouler image

3º - Folhados de salsicha: Como já falei aqui neste post, eu adoro comer Folhadinhos de Salsicha, especialmente no inverno quando eles acabam de sair do forno. Adoro acrescentar bastante mostrada na recita e acompanhar com uma bela chávena de chá. Estes pequenos pedacinhos de salsicha e mostarda são daquelas coisas que eu nunca como sem serem feitos por mim, nunca gosto dos folhados de salsicha dos supermercados ou cafés; apenas artesanais.

nutella, strawberry, and food image

4º - Panquecas: Ainda não acertei na receita certa da internet para fazer estas pequenas nuvem! Adoro panquecas, especialmente se acompanhadas de fruta variada, Nutella, por vezes uma bolinha de gelado, mas para variar uma chávena de chá. Porém, a receita que uso com mais frequência quando estou farta de tentar outras receitas são as famosas American Pancakes, cuja receita retiro deste site aqui. Um dos meus sonhos é comer as famosas panquecas com xarope de Ácer, mas infelizmente não encontro à venda em lado algum cá me Portugal. Por acaso não há aqui ninguém no Canadá ou apenas no estrangeiro que me possa enviar um frasquinho de xarope?

Resultado de imagem para sopa da pedra

5º - Sopa da pedra: Nas minhas viagens para Lisboa, há sempre duas paragens obrigatórias, uma na ida e outra na vinda para casa. A minha paragem favorita é, sem dúvida na vinda onde paro em Almeirim para comer a melhor Sopa da Pedra de Portugal e arredores. Posso ser rapariga de pouco alimento, mas quando se trata deste prato típico, pode vir um, dois ou até mesmo três pratos cheios para mim! Seguidos de uma bela orelha de porco grelhada! Esta sopa é conhecida por ser um prato tradicional português e dos mais pesados devido aos ingredientes e consistência da sopa. Enchidos, batata e carnes, fazem parte dos ingredientes a não esquecer, e claro, uma pedrinha! E daqui retirei a lenda que vos apresento e uma receita.

"Um frade andava no peditório. Chegou à porta de um lavrador, não lhe quiseram dar esmola. O frade estava a cair com fome, e disse:

- Vou ver se faço um caldinho de pedra!
E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela, para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança.
Perguntou o frade :
- Então nunca comeram caldo de pedra? lhes digo que é uma coisa boa.
Responderam-lhe :
- Sempre queremos ver isso!
Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, pediu :
- Se me emprestassem um pucarinho.
Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro.
- Agora, se me deixassem estar a panelinha ao das brasas.
Deixaram. Assim que a panela começou a chiar, tornou ele :
- Com um bocadinho de unto, é que o caldo ficava um primor!
Foram-lhe buscar um pedaço de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada pelo que via. Dizia o frade, provando o caldo :
- Está um bocadinho insosso. Bem precisava de uma pedrinha de sal.
Também lhe deram o sal. Temperou, provou e afirmou :
- Agora é que, com uns olhinhos de couve o caldo ficava que até os anjos o comeriam!
A dona da casa foi à horta e trouxe-lhe duas couves tenras.
O frade limpou-as e ripou-as com os dedos, deitando as folhas na panela.
Quando os olhos já estavam aferventados, disse o frade :
- Ai, um naquinho de chouriço é que lhe dava uma graça.
Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço. Ele botou-o à panela e, enquanto se cozia, tirou do alforje pão e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era uma regalo. Comeu e lambeu o beiço. Depois de despejada a panela, ficou a pedra no fundo. A gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou:
- Ó senhor frade, então a pedra?
Respondeu o frade :
- A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez. "

Quais são os vossos pratos preferidos para comer no inverno?

Stay tunned!♡

See you soon,
                       Edna

Reviewed items (marked as "c/o") were sponsored by the referred brands. The expressed opinions are honest and true.

14 comentários

  1. Great post dear! ♥
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/11/black-purple-outfit.html

    ResponderEliminar
  2. Hmm já estou com água na boca!

    Não sou de cozinhar, mas agora a viver sozinha tenho de me desenrascar por onde dá XD Essa massa fusili parece-me maravilhosa! Já quero experimentar logo ao jantar! eheh

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro sopa da pedra, deve ser dos meus pratos favoritos, senão mesmo o favorito!! =)
    Beijinhos, já conhecia a lenda!

    ResponderEliminar
  4. amei todas as receitas, vou experimentar fazer algumas delas aqui em casa xd

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderEliminar
  5. Eu confesso que não gosto nada de cozinhar! Mas só de ver essas imagens já fiquei com fome!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Adorei as tuas escolhas , principalmente a francesinha e a massa 💚

    ResponderEliminar
  7. Cá em casa também gostamos muito de massas, e normalmente 1 a 2 vezes por mês faço francesinha cá em casa, ao sábado, que o meu namorado adora, e está sempre a pedir.
    Uma comida que adoro comer no outono e no inverno é uma bela jardineira com carne de vaca, ai o que adoro, é aquela comida que me conforta nos dias frios! :)
    Beijinho

    Novo post: Marcas portuguesas - Manjerica

    ResponderEliminar
  8. Opah fiquei como fome que pratos e sugestões fantásticas que deixaste
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que pratos deliciosos!! Estou morrendo de vontade de experimentar essa Sopa da Pedra! Hahah
    Beijos <3

    ❤ BLOG OCEANOS DE IDEIAS ❤
    ❤ INSTAGRAM OCEANOS DE IDEIAS❤

    ResponderEliminar
  10. Nhami panquecas :D E os folhados parecem super deliciosos <3
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  11. Acho que este post foi só para me deixar com água na boca xD
    THE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram //

    ResponderEliminar
  12. Sou suspeita, mas tenho que concordar contigo quando dizes que a Francesinha é um excelente "aperitivo" de inverno, ehehe :) Existem várias diferenças de umas francesinhas caseiras para as outras (em termos de ingredientes), mas até são fáceis de se fazer em casa :)

    ResponderEliminar

♡ Thanks for your comment! ♡ Please write politely and appropriately. All comments are moderated, inappropriate and unnecessary comments will be deleted. ♡

♡ Obrigada pelo teu comentário! ♡ Por favor escreve de forma adequada e educada. Todos os comentários são moderados, se os mesmo forem impróprios e desnecessários serão eliminados. ♡

© Mercury Rose
Maira Gall